Caminhe …. Pegue nos ténis, faça log-off das redes sociais, respire fundo, sinta a natureza!
Cinfães tem dos melhores trilhos terrestres do país. Escolha o seu!
Em família ou com guia passe um dia memorável.
Tem início no Largo da Nogueira, em Vila de Muros, segue em direção à ponte Romana de Covelas, atravessando o rio Bestança para a margem direita e sobe à aldeia de Covelas por uma calçada antiga.
Volta, novamente, a cruzar o rio por uma ponte de cimento e chega a uma zona conhecida por Prado.
Depois, sobe por uma antiga calçada até Vale Verde, onde continua por asfalto até Vila de Muros.
Desenrola-se num dos vales mais bonitos de Portugal, o Vale de Bestança, e ao longo de um dos rios mais limpos da Europa – o rio Bestança.
Este percurso conduz-nos por locais de elevado interesse paisagistico, cultural e arquitetónico, tais como: o Prado do Bestança; Ribeira de Tendais; Rio Bestança; Ponte de Soutelo; Eira Comunitária do Bustelo; Serra de Montemuro; Capela e Muralha das Portas de Montemuro.
Passa pela aldeia de Macieira e segue por calçadas e caminhos entre muros até à ribeira de Covais. Após atravessar a ribeira segue para Aveloso.
Este percurso conduz-nos por locais de elevado interesse paisagistico, cultural e arquitetónico, tais como: o Prado do Bestança; Ribeira de Tendais; Rio Bestança; Ponte de Soutelo; Eira Comunitária do Bustelo; Serra de Montemuro; Capela e Muralha das Portas de Montemuro.
Passa na eira grande, uma lage de granito de grandes dimensões que se destaca no meio dos socalcos e prossegue no trilho para sul, que o leva até a povoação de Alhões contornando as estreitas ruas deste lugar.
Continua depois para Oeste, em direção ao vale do rio Bestança por antigas calçadas e trilhos. Depois de passar o rio Bestança duas vezes, sobe uma última vez até chegar novamente à povoação de Bustelo.
Chega a uma antiga calçada que atravessa várias linhas de água onde o percurso segue pela direita. Continua em direção ao planalto, segue por um trilho entre muros até ao cruzamento onde o percurso prossegue pela direita até Alhões.
Atravessa toda a aldeia, cruza a estrada de asfalto entrando numa outra calçada, até ao parque de lazer
Seguindo o sentido aconselhado, inicia-se pela estrada de asfalto em direção a Este, e após subir um pouco sai da Vila por um trilho entre casas. Depois, prossegue por uma estrada de terra batida até à estrada de asfalto.
Segue um pouco na estrada de asfalto e vira à esquerda por um trilho antigo entre muros. Continua por uma antiga calçada medieval que leva a Pias, cruza a E.N. 222 e entra nas ruas estreitas que leva ao Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.
Pode ainda optar por dois trilhos desenvolvidos por nós mesmo junto à nossa unidade.
Preço com guia (grupo): 150 euros