RESTAURANTE A MESA DO LAZARO

Lazaro Bordon

 

Graduado pelo Instituto Argentino de Gastronomia, uma das melhores escolas de gastronomia da América Latina, continuou a sua formação com diversos cursos de pós-graduação, sendo um dos mais importantes « Cozinha do Mundo » na Escola Cordón Bleu da França, subsidiária Peru.

A sua procura constante por novas tendências levou-o a treinar em restaurantes os quais possuem estrelas Michelin na Espanha.
Esta sólida formação aliada ao seu talento criativo, experiência e natural capacidade para formar e liderar equipes de trabalho fazem dele um profissional gastronómico de excelência muito respeitado por todas as empresas em que trabalhou como Chef Executivo, comprometendo-se com a concretização dos seus objetivos institicionais.

Sempre adorei cozinhar. A minha infância foi passada em Formosa, uma província do norte da Argentina, na fronteira co o Paraguai. Como em qualquer área de fronteira, os laços culturais e familiares são muito fortes. Toda a região sempre mostrou uma marcada influência guaraní, a ponto de o bilinguismo castelhano-guaraní ser natural.
Naquele ambiente, lembro quando tinha apenas quatro anos, meu lugar preferido do mundo era a cozinha da minha mãe, onde ela e sete cozinheiras preparavam no fogão a lenha o almoço para 150 trabalhadores da roça do meu pai.

Foi então quando o fogo, com o seu efeito hipnótico e sua energia milenar, o aroma da madeira e fumaça, deixou uma marca indelével nos meus sentidos.

Uma vez formado como profissional gastronómico, tive a oportunidade de trabalhar em cozinhas europeias em vários restaurantes argentinos importantes, como o Don Juan, El Gaucho e La Braserie (todos em Milão). Foi então quando, longe da minha terranatal guarani, e longe daquela criança que dividia a cozinha caipira com a sua mãe, em contacto com os fogos vivos, a lenha, a fumaça, aquelas memórias, aquelas emoções se reacenderam e abriu-se em mim uma torrente de possibilidades às quais volto sempre para estimular a minha criatividade e gerar novas opções gastronómicas.

Hoje misturo técnicas e ferramentas aprendidas nas pretigiosas instituições, nas quais fui treinado, com a culinária étnica Guaraní, gerando opções originais de nível internacional com fogueiras.

“O projeto Quinta Alto do Rio é para mim o projeto da minha vida, considerando que os produtos que esta cozinha oferecerá serão cultivados organicamente e colhidos na origem”

Lazaro Bordon